Publicações sobre Drenagem Linfática Manual em Português Listamos para vocês todas as publicações formatadas em PORTUGUÊS e na categoria DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL que estão cadastradas em nosso banco de dados.

  • DRENAGEM LINFÁTICA GLOBAL: CONCEITO GODOY & GODOY

    Este livro traz a evolução da técnica Godoy & Godoy de drenagem linfática manual, abordando passo a passo cada conceito e a base cientifica de seu desenvolvimento. Foi do experimento cientifico, in vitro, in vivo e clínico, estabelecendo assim a possibilidade de reprodução de seus resultados. Estimula a avaliação das técnicas de drenagem trazendo sugestões de modelos de pesquisa. Aborda a drenagem linfática manual e mecânica do sistema linfático superficial e profundo. Abordagem de casos no linfedema pós tratamento do câncer de mama, cirurgias estéticas de face, abdome e trauma são ilustrados passo a passo.

    VER PUBLICAÇÃO
  • DRENAGEM LINFÁTICA NO TRATAMENTO DE LINFEDEMA EM ADOLESCENTES

    O termo linfedema refere-se ao tipo de edema decorrente do acúmulo anormal de líquidos e proteínas nos tecidos, resultante da falha no sistema linfático de drenagem, associado à insuficiência de proteólise extralinfática das proteínas do interstício celular.1

    VER PUBLICAÇÃO
  • DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL: NOVO CONCEITO

    Desde a criação da técnica de drenagem linfática manual pelo biólogo dinamarquês Emil Vodder e sua esposa Estrid Vodder, em 1936, vários adeptos passaram a difundi-la, tornando-a um dos principais pilares no tratamento do linfedema1-5. Tal técnica baseou-se na longa experiência adquirida por Emil Vodder e sua esposa com técnicas de massagens em Cannes, Riviera Francesa. Eles observaram que muitas pessoas apresentavam quadros gripais crônicos nos quais se detectava um aumento dos linfonodos na região cervical. Obtiveram a melhora desses quadros com determinados tipos de movimento de estimulação física (massagem) realizados na região envolvida. A partir dessas observações, desenvolveu-se a técnica de drenagem linfática manual, com a sistematização de alguns tipos de movimentos e da orientação do sentido de drenagem

    VER PUBLICAÇÃO
  • DRENAGEM LINFÁTICA EM PACIENTE COM DERMATOFIBROSE E FLEBITE DE MEMBRO INFERIOR – RELATO DE CASO

    O presente estudo objetivou avaliar a drenagem linfática como forma coadjuvante de tratamento, em uma paciente idosa com dermatofibrose, flebite de membro inferior e queixa de dores na perna, localizada em região pós-flebítica. Foi realizado tratamento clínico inicial por três meses com drogas venotônicas (diosmin), anti-inflamatórios, analgésicos e repouso, porém com pouca melhora clínica. Foi, então, associada ao tratamento clínico, a drenagem linfática manual e mecânica. Os resultados obtidos incluíram a redução dos sintomas dolorosos e da hiperpigmentação do local acometido. Este trabalho sugere que a drenagem linfática obteve melhora do quadro clínico de paciente portadora de dermatofibrose, sugerindo novas pesquisas para caracterização mais específica dessa abordagem.

    VER PUBLICAÇÃO
  • DRENAGEM LINFÁTICA E BANDAGEM AUTOADESIVA EM PACIENTE COM LINFEDEMA DE MEMBROS INFERIORES

    Dentre as principais opções de tratamento do linfedema estao a drenagem linflitica e as bandagens. O objetivo do presente estudo foi avaliar a redução de medidas da circunferência dos membros inferiores em pacientes com linfedema quando submetidos a essas abordagens. Foram avaliados seis pacientes, sendo quatro do sexo fentinino e dois do sexo masculino com idades entre 17 a 61 anos e media de 42 anos. O diagnóstico do linfedema foi clínico e confinnado por linfocintiligrafia. Realizou-se drenagem linfatica e bandagem de baixa elasticidade. Em todos os pacientes quando foi associada a bandagem e a drenagem linfatica a redução da circunferencia do membro foi maior. Conclui-se que nesta associação, drenagem linfatica e bandagem, os resultados na redução de medidas da circunferencia do membro com linfedema sao melhores.

    VER PUBLICAÇÃO