REABILITAÇÂO EM ONCOLOGIA. EDITORA AMAZON Outubro Rosa: Lancamento novo livro para profissionais da saude

REABILITAÇÂO EM ONCOLOGIA. EDITORA AMAZON

O tratamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico do câncer pode trazer alterações indesejáveis tanto em níveis locais como sistêmico ao paciente, porém normalmente dentro de alterações previsíveis. Em toda cirurgia as cicatrizes, fibrose, edema, linfedema, dor, hematoma, infecção, necrose de pele e outras intercorrências fazem parte do risco dos procedimentos. Muitas dessas podem ser prevenidas ou tratadas após sua ocorrência, porém nem sempre os pacientes estão preparados para enfrentar o problema.

A reabilitação oncológica tem como objetivo acelerar a recuperação, reduzir os sinais e sintomas indesejáveis, melhorar a mobilidade articular, aspecto psicológico e social e o retorno das atividades de vida diária. Portanto, um conjunto de medidas que levam a integração de uma equipe interdisciplinar ou transdisciplinar, que aborda de forma conjunta esses problemas e buscam a solução dos problemas ou amenizar devolvendo qualidade de vida.

Um dos grandes problemas é o comprometimento do sistema linfático que leva ao desenvolvimento dos edemas, linfedema e processos fibróticos. O objetivo desse livro é trazer a primeira técnica de terapia linfática, com base cientifica, e o primeiro método que permite a reversão da fibrose avaliada clinicamente e pela biopsia. Os autores avaliaram os principais aspectos fisiopatológicos relacionados com os principais tratamentos oncológicos e fizeram as adaptações terapêuticas para as principais ocorrências.

A interferência nos aspectos fisiopatológicos buscando uma reversão para os padrões fisiológicos constitui na base das terapias empregadas. O diagnóstico preciso e amplo de todos os mecanismos fisiopatológicos é fundamental onde a interação da equipe buscando uma harmonia de forma global a esses pacientes. Esse livro é uma contribuição dos avanços científicos mais recentes nas áreas física, psíquica e social nos aspectos de prevenção e tratamento do paciente oncológico.