Linfedema e um dos maiores avanços da medicina: reversão da fibrose Um dos maiores avanços da medicina: reversão da fibrose

Linfedema e um dos maiores avanços da medicina: reversão da fibrose

A fibrose é um dos maiores desafios da medicina nessas décadas onde as várias causas detectadas trazem maior dificuldade a esse desafio. O processo inflamatório é comum e tem como resultante a fibrose. No linfedema a inflamação é bem documentada, assim como a evolução para quadros fibróticos importantes.

Nesses últimos anos, Godoy & Godoy, buscando uma forma de tratamento eficaz e, que revertesse a fibrose clínica no linfedema, criaram novos conceitos e novas formas de tratamento que atingiram esse objetivo. Portanto, abrangendo o conceito de tratamento de uma doença que é reverter para padrões de normalidade ou quase normalidade. A observação clinica mostrou que a fibrose pode ser revertida, porém para afirmar tal fato necessita-se de um estudo histológico. A ultrassonografia de alta frequência é um exame não invasivo e que permite avaliar a evolução da derme, porém não é o padrão ouro, mas que confirmou essa reversão nos primeiros estudos realizados por Godoy & Godoy. Esses resultados tiveram sua apresentação no Congresso Mundial de Linfologia-Barcelona já em 2017.

O padrão ouro, ou seja, aquele que define se realmente reverteu ou não a fibrose é a histologia. Os primeiros estudos que já mostram claramente essa reversão e que em breve estarão sendo publicados na literatura mundial. Dessa forma, identificando e trazendo um dos maiores avanços da medicina dos últimos tempos. Isso vai mudar o conceito de tratamento de várias doenças e permitir melhores resultados.

 

Prof. Livre Docente Jose Maria Pereira de Godoy CRM 50739

Profa. Dra. Maria de Fatima Guerreiro Godoy  CREFITO 1778