Linfedema e os principais avanços no tratamento físico do linfedema apresentados no 27th ISL Word Congress of Lymphology em 2019 A Escola Godoy & Godoy de Linfologia, junto com a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), vem apresentando nos últimos congressos mundiais os avanços no tratamento do linfedema.

Linfedema e os principais avanços no tratamento físico do linfedema apresentados no 27th ISL  Word Congress of Lymphology em 2019

O congresso mundial da especialidade é onde são apresentadas as principais evoluções terapêuticas na pratica clínica e nas futuras pesquisas que estão em evolução. O tratamento do linfedema teve uma evolução muito grande, nesses últimos anos, com os novos conceitos. A Escola Godoy & Godoy de Linfologia,  junto com a Faculdade de Medicina de São Jose do Rio Preto- FAMERP,  vem apresentando nos últimos Congressos mundial, desde Roma em 2013, São Francisco (USA) em 2015, Barcelona em 2017 e Argentina (27 th ISL Word Congress of Lymphology) em 2019 esses avanços.

Nesses congressos, eles mostraram a possibilidade de normalização ou quase normalização do linfedema em todos estágios clínicos, inclusive a elefantíase. Em Buenos Aires, essa possibilidade foi apresentada em várias conferencias onde os pesquisadores e profissionais do mundo tiveram acesso a esses avanços terapêuticos. Isso é muito importante para o Brasil que exporta ao mundo esse conhecimento médico e os avanços terapêuticos da especialidade.

O tratamento intensivo é a forma mais rápida e eficaz na normalização do edema e que envolve a drenagem linfática manual (Godoy), drenagem linfática mecânica (RAGodoy), mecanismo compressão (meias de gorgurão/ bandagens) e terapia linfática cervical. Os linfedema menores podem chegar a normalização em poucas semanas, porem a elefantíase exige mais tempo.

A maioria das causas de linfedema não têm cura, mas os pacientes podem ter seus membros dentro ou próximo da normalidade durante sua vida, desde que tenham os cuidados solicitados.

As pesquisas são as bases da evolução científica e dos tratamentos empregados. A sua divulgação nos congressos, principalmente mundial, pode ajudar os profissionais em escolher a melhor forma de tratamento empregada a seus pacientes. A Escola Godoy tem empenhado nessa divulgação no Brasil e no mundo, mas é lentamente que esses conceitos vão sendo empregados. Dessa forma, é importante que os pacientes acompanham essas evoluções para que possam ter acesso a esses tratamentos.

 

Prof.Dr. Livre Docente Jose Maria Pereira de Godoy CRM 50739

Profa.Dra. Maria de Fatima Guerreiro Godoy CREFITO 1778