Drenagem linfática no tratamento do Linfedema Alguns cuidados devem ser seguidos no tratamento do linfedema

Drenagem linfática no tratamento do Linfedema

O linfedema é uma condição clínica envolvida com alteração no sistema linfático, portanto, uma doença está relacionada.  A condição básica no tratamento de uma doença é interferir na sua fisiopatologia para reverter para padrões de normalidade. Dessa forma, é obrigatório empregar uma técnica de tratamento que tenha base cientifica e reconhecida mundialmente, portanto esses cuidados devem ser seguidos no tratamento do linfedema e de todas doenças.

Em relação ao tratamento do linfedema a principal base terapêutica é a drenagem linfática manual e mais recentemente a mecânica com RAGodoy®. A associação com mecanismos de compressão (meias elásticas) é quase que obrigatório para que se possa ter melhor resultado. Portanto, uma técnica de drenagem linfática comprovada cientificamente deve ser empregada.

Há dezenas de técnicas de massagem que seus autores denominam de técnica de drenagem linfática com objetivo de valorização de suas técnicas, porém sem a mínima base cientifica, dessa forma os cuidados na escolha da técnica para o tratamento são fundamentais.  Isso é muito preocupante porque várias pessoas que não tem noção do conceito cientifico e de tratamento de uma doença e tem empregado essas técnicas de massagem para tratar o linfedema e realizar o pós-operatório.

É muito grave porque além de não tratar acabam trazendo uma lesão adicional com o tempo e agravando ainda mais o linfedema e de forma irreversível. Atendemos toda semana pacientes que tiveram o agravamento de seu linfedema com lesões irreversíveis que utilizaram essas técnicas de massagem. Portanto é proibido usar técnicas de massagem para tratamento o linfedema. Caso os profissionais queiram aprender e aplicar essas técnicas tem que se limitarem seu emprego como massagem e não como tratamento de doenças, pois isso é bastante sério e comprometedor com os pacientes.

Essas informações são importantes tanto para os pacientes como para os profissionais que não tem um conhecimento mais profundo sobre o assunto. A escolha de uma técnica que realmente seja de drenagem linfática. As principais técnicas de drenagem linfática divulgadas são a de Vodder, Leduc e Godoy, mesmo assim essas técnicas obrigatoriamente tem que ser adaptadas a fisiopatologia do paciente.

Várias informações sobre o tratamento do linfedema podem ser acessadas nos sites:

https://www.drenagemlinfatica.com.br/drenagem-linfatica/terapia-linfatica-manual

https://www.clinicgodoy.com/

https://www.researchgate.net/profile/Jose_Maria_Pereira_De_Godoy3

Nesses sites que estão em português, espanhol e inglês poderá ter acesso a trabalhos científicos no tópico publicações. No researchgate do autor poderá ter acesso há mais de 400 publicações na área de circulação.  

No canal youtube Godoy & Godoy terapia linfática poderá ter acesso a vários vídeos sobre esse tratamento.