Como é feito o tratamento do linfedema e seus cuidados Saiba mais sobre o tratamento do linfedema e outros cuidados adicionais!

Como é feito o tratamento do linfedema e seus cuidados

O linfedema é uma condição clinica que tem como manifestação física a presença de um edema especifico decorrente de uma falha no sistema linfático associado a formação ou drenagem da linfa e essa pergunta de como é feito o tratamento e seus cuidados são constantes.

É uma doença crônica, que na maioria dos casos não tem cura e necessita de constantes cuidados durante toda vida. Toda doença crônica se não ter os cuidados agravam como no caso do diabetes, hipertensão arterial, que se não fizer o uso correto da medicação pode entrar em coma glicêmico e ter mais agravamento.

No tratamento do linfedema segundo Godoy & Godoy é possível normalizar ou quase normalizar todos casos inclusive a elefantíase. Essa é a primeira fase do tratamento e depois entram na segunda fase que é a manutenção dos resultados. Portanto, não basta apenas reduzir o linfedema, mas ter técnicas para manter os resultados.

Para reduzir o linfedema o método Godoy pode ser adaptado para cada estágio clinico do linfedema, desde o mais leve até os mais graves. O método envolve a terapia linfática manual, terapia linfática mecânica, terapia linfática cervical e mecanismos de compressão como as meias elásticas e de gorgurão.

Após a normalização os mecanismos de compressão são praticamente obrigatórios por toda a vida, pois o linfedema não tem cura, e podemos usar as meias, braçadeiras de gorgorão e as elásticas. As de gorgurão permite reduzir e manter a redução do linfedema, portanto é o que se tem de melhor. As meias elásticas são as mais indicadas devido a facilidade e são mais bonitas esteticamente, assim são importantes os cuidados e saber de como é feito o tratamento

O linfedema geralmente não dói se o paciente realizar as orientações as corretamente, porém se não fizer poderá ter dor. O linfedema pode doer quando tiver infecção, inflamação e no calor principalmente. A doença venosa crônica é pior do que o linfedema porque os pacientes têm mais dor. No calor todo mundo pode ter dor nas pernas independentes de ter uma doença. Pessoas 100% normais podem ter dor porque o calor causa vasodilatação e pode ter edema. Assim sendo, você deve procurar um especialista médico especializado no tratamento do linfedema para saber dos cuidados e de como é feito o tratamento do linfedema e sua manutenção. Nesse período, o uso das drogas vasoativas e linfoativas podem ser uteis como a diosmina / hesperidina, dobesilato de cálcio, rutisidios, pyconogenol, aminaftona e outros. 

Várias informações sobre o tratamento do linfedema podem ser acessadas nos sites:

https://www.drenagemlinfatica.com.br/drenagem-linfatica/terapia-linfatica-manual

https://www.clinicgodoy.com/

 https://www.researchgate.net/profile/Jose_Maria_Pereira_De_Godoy3

Nesses sites que estão em português, espanhol e inglês poderá ter acesso a trabalhos científicos no tópico publicações. No researchgate do autor poderá ter acesso há mais de 400 publicações na área de circulação.  

No canal youtube Godoy & Godoy Terapia Linfática poderá ter acesso a vários vídeos sobre esse tratamento.