Cientistas brasileiros descrevem um novo tipo de linfedema associado a obesidade Após novas pesquisas, cientistas brasileiros que pesquisam e acompanham pacientes com obesidade e linfedema encontram uma nova associação entre esses dois polos

Cientistas brasileiros descrevem um novo tipo de linfedema associado a obesidade

  O sistema linfático faz parte do sistema circulatório sendo de extrema importância nas trocas metabólicas, na defesa imunológica e na absorção dos nutrientes em nosso organismo onde uma falha pode levar ao linfedema. Todo nutriente celular passa pelo espaço intersticial (entre as células), para chegar até as células onde todo metabolito dessa célula também é eliminado para esse espaço. A maior parte dos alimentos entram na corrente sanguínea através do sistema linfático, portanto esse sistema é de fundamental importância.

  Nesses últimos anos Godoy & Godoy, cientistas brasileiros, que pesquisam na área da circulação, avaliando pacientes com obesidade e linfedema, detectam que alguns deles tem mais água intra e extracelular e das extremidades e tórax acima dos limites de normalidade. Esses achados não tinham sido descritos na literatura e os cientistas descrevem os critérios diagnósticos da bioimpedância para se realizar o diagnóstico do linfedema associado a obesidade.

  Estudos em animais mostram que a medida que eles ganham peso começam a ter lesões no sistema linfático e destacam-se o comprometimento no bombeamento dos vasos linfáticos, alteração da permeabilidade capilar, da defesa imunológica e vários outros mecanismos. Os cientistas fazem uma correlação dessas alterações com a obesidade e desenvolvimento do linfedema.

  O linfedema sistêmico subclínico, descrito pelos autores, é dinâmico e um estágio clinico para atingir o linfedema clínico. Portanto, quando avaliamos uma pessoa com obesidade não estamos quantificando apenas o tecido gorduroso, mas muitas vezes o um volume de agua associado ao comprometimento do sistema linfático.

  Essa é uma linha de pesquisa desses cientistas e vários estudos deles já foram publicados acerca do tema, porém novos estudos continuam sendo realizados. Essas pesquisas podem ser acessadas na plataforma researchgate onde também pode ser encontrada para leitura mais de 400 publicações desses cientistas:

https://www.researchgate.net/profile/Jose_Maria_Pereira_De_Godoy3

 

Várias informações sobre o tratamento do linfedema podem ser acessadas também nos sites:

https://www.drenagemlinfatica.com.br/drenagem-linfatica/terapia-linfatica-manual       

https://www.clinicgodoy.com/

 

Nesses sites que estão em português, espanhol e inglês poderá ter acesso a trabalhos científicos no link publicações.

No canal youtube Godoy & Godoy Terapia Linfática poderá ter acesso a vários vídeos sobre o tratamento do linfedema.

 

Prof. Dr. Jose Maria Pereira de Godoy CRM 50739