Linfedema Sistêmico Subclinico: Um novo tipo de linfedema associado à obesidade Identificamos à medida que o tempo passa e com aumento do peso, ocorre à evolução para o linfedema diagnosticado pela bioimpedância e pela clínica.

Linfedema Sistêmico Subclinico: Um novo tipo de linfedema associado à obesidade

           O linfedema sistêmico subclinico é um novo tipo de linfedema descrito por Godoy & Godoy associado à obesidade e diagnosticado pela bioimpedância. Nele ocorre um aumento da água intra e extracelular e das extremidades e tórax acima da normalidade. Esse novo conceito abre uma linha de pesquisa para identificar as principais mudanças e de como tratar esse linfedema associado à obesidade.

            Estudos em animais mostram que à medida que os animais ganham peso e ficam com obesidade ocorre alteração no “bombeamento” linfático, alterações na permeabilidade capilar, processo inflamatório e outros mecanismos. Em humanos observamos alterações importantes nos líquidos corporais. Identificamos à medida que o tempo passa e com aumento do peso, ocorre à evolução para o linfedema diagnosticado pela bioimpedância e pela clínica.

            Esse novo tipo de linfedema tem características importantes por envolver todo corpo e quanto maior é a obesidade maior a probabilidade de desenvolver o edema. Uma serie de pesquisa estão em andamento e em breve teremos novas informações acerca desse edema.

Quanto ao tratamento no momento não há nada definido, porém a perda de peso parece ser fundamental e os exercícios, estudos em animais, parecem trazer benefícios.

Leia artigo científico sobre esse novo conceito:

http://ijmsir.com/asset/images/uploads/15424728473758.pdf  ou na website www.clinicgodoy.com  no link  Publicações-Linfedema- Subclinical systemic lymphedema caused by increased BMI in patients with lower limb lymphedema.