Linfedema: exercícios ou atividades linfomiocinéticas no tratamento pós-câncer de mama Os exercícios obrigatoriamente exigem um profissional qualificado no tratamento do linfedema para orientar caso contrário corre o risco de ter mais lesão linfática no membro e agravar ainda mais o edema.

Linfedema: exercícios ou atividades linfomiocinéticas no tratamento pós-câncer de mama

No tratamento do linfedema pós-câncer de mama uma série de opções terapêuticas podem ser tomadas e dentre elas, os exercícios ou atividades linfomiocinéticas. Essas opções são válidas com objetivo de redução do edema quando associadas a mecanismos de contenção.

Os exercícios correspondem às atividades musculares programadas e as atividades são as realizadas de modo aleatório. O que tem em comum é que as duas exigem o trabalho muscular e maior fluxo de sangue para o membro. Dependendo do tipo e modo como é feito esses exercícios ou atividades linfomiocinéticas podem levar a redução ou aumento do volume do membro.

Reconhece-se como atividades linfomiocinéticas toda atividade de vida diária que exigem do trabalho muscular do membro. A adesão a essa pratica é de quase 100% porque todos indivíduos utilizam do membro para fazer alguma coisa durante o dia, exceto nos casos de lesões neurológicas do membro. A programação dos exercícios é mais complexa e adesão é muito baixa, portanto a opção da clínica Godoy é pelas atividades linfomiocinéticas.

Os exercícios obrigatoriamente exigem um profissional qualificado no tratamento do linfedema para orientar caso contrário corre o risco de ter mais lesão linfática no membro e agravar ainda mais o edema. Portanto, exercícios no linfedema pós câncer de mama devem ser feitos com cuidados. Na clínica diária recebemos vários pacientes que foram submetidos ao tratamento do câncer de mama e estavam bem e depois de exercícios errados desenvolveram linfedema. Porém, quando os exercícios ou atividades são feitos de forma correta são uteis.  Conheça mais sobre atividades linfomiocinéticas para membros superiores em matéria especifica nesse site. A Profa. Dra. Fatima Godoy desenvolveu sua tese de doutorado na Faculdade de Medicina de São Jose do Rio Preto sobre esse tema. Conheça mais sobre o assunto que pode contribuir muito no seu tratamento.