Linfedema e inchaço no braço nos pacientes pós-tratamento câncer de mama O tratamento deve ser o mais precoce possível para evitar que avance para níveis mais avançados.

Linfedema e inchaço no braço nos pacientes pós-tratamento câncer de mama

O linfedema após uma cirurgia de câncêr de mama com esvaziamento é uma intercorrência frequente e pode variar de acordo com cada procedimento cirúrgico, radioterápico e outros fatores que podem agravar o inchaço (edema) e o linfedema.

Nas pacientes submetidas à avaliação do linfonodo sentinela a prevalência do inchaço e lindedema variam entre 5 a 15%, porém quando se realiza o esvaziamento axilar, ou seja, a retirada dos linfonodos (gânglios linfáticos) no tratamento do câncer de mama essa prevalência pode variar ente cerca de 30 a quase 60% dos casos. Normalmente nos casos do linfedema após avaliação dos linfonodo sentinela o inchaço e o linfedema são mais leves.

O tratamento deve ser o mais precoce possível para evitar que avance para níveis mais avançados. A prevenção desse tipo de intercorrência envolve vários aspectos que vamos falar em uma publicação nesse site. As orientações de vida diária são fundamentais e podem prevenir o surgimento do inchaço e linfedema.

Alerta-se que tratamentos inadequados podem agravar mais, portanto você deve procurar um especialista para que realize o diagnóstico correto e a mais segura e eficaz forma de tratamento.