Convivendo com linfedema e linfedema pós-câncer de mama O grupo convivendo com linfedema é conhecido mundialmente e serve de espelho para muitos outros grupos de reabilitação do linfedema pós-câncer de mama.

Convivendo com linfedema e linfedema pós-câncer de mama

O Grupo Convivendo com Linfedema foi criado há mais de 15 anos, na Clínica Godoy- São Jose do Rio Preto com o objetivo de prevenção e tratamento do linfedema pós-tratamento do câncer de mama, a principio contávamos com o trabalho de reabilitação com os Drs. Jose Maria Pereira de Godoy e a Dra. Maria de Fátima Guerreiro Godoy, onde foram introduzidos pacientes encaminhadas do ambulatório do Hospital de Base e outros serviços para reabilitação física com a técnica desenvolvida por eles, com o passar do tempo foram ampliando o numero de participantes e entendendo novas necessidades dessas pacientes, assim criado então pela Dra. Fátima Godoy, Terapeuta Ocupacional, novas opções terapêuticas a partir da ocupação, a chamada reabilitação ocupacional plena cujo objetivo melhora todos os aspectos desde físico, psicológico, social, comunitário e familiar. Em relação ao aspecto psicológico há um ditado que diz mente sana mente ocupada, dessa forma a ocupação física e intelectual em todos os sentidos preenche um espaço de tempo nas nossas mentes que desvia o pensamento dos problemas, principalmente após tratamento do câncer de mama.

A ocupação física pode ser voltada à produção de bens e mesmo como forma de tratamento do linfedema pós-tratamento do câncer de mama e outros. Nossa experiência mostra que a forma mais simples e funcional no tratamento do linfedema do câncer de mama é a associação das braçadeiras de gorgurão com atividades ocupacionais orientadas. Portanto, a ocupação como uma forma de terapia empregando das atividades linfomiocinéticas constitui numa das melhores opções de terapia para esses pacientes associados a braçadeiras de gorgurão. As orientações em relação às atividades físicas podem transformar essas atividades em exercícios linfomiocinéticos ocupacionais, principalmente no tratamento do linfedema pós-câncer de mama.

O grupo “convivendo com linfedema” passaram por toda essa evolução nesses anos. Hoje buscam novos caminhos onde os objetivos envolvem a transformação da produção em benefícios para comunidades carentes. Essa busca transformou numa ocupação maravilhosa na qual o trabalho desenvolvido por elas no grupo se torna útil para pessoas mais necessitadas. Dessa forma, elas mudaram radicalmente a visão de suas vidas passando a serem pessoas importantes para a família e comunidade.

Outro aspecto é que identificaram na comunidade pessoas que aderiram a suas causas e passaram a contribuir e compartilhar essa vivencia. Esta sendo uma grande experiência para esses profissionais que abraçaram a causa como as professoras de pintura, artesanato, dança e outros.

A dança foi introduzida no grupo com a grande participação da Profa. Carol Jianjulio, bailarina, onde em conjunto com os Drs. Godoy buscou o conhecimento sobre o linfedema, quais movimentos poderiam melhorar toda função física e aos poucos foi introduzindo com excelentes resultados no aspecto físico, psíquico e social.

A função da equipe de tratamento é orientar e motivar todos esses acontecimentos, mas deixar que elas “caminham com suas próprias pernas”. O estimulo a criatividade é a alma desse sucesso na busca da transformação dessas vidas.

O grupo convivendo com linfedema é conhecido mundialmente e serve de espelho para muitos outros grupos de reabilitação do linfedema pós-câncer de mama onde o Método Godoy foi implantado. Hoje podemos afirmar: O Grupo Convivendo com Linfedema esta Reconstruindo vidas hoje com abordagem da Reabilitação Ocupacional Plena.