Lipedema tratamento- método Godoy Primeiramente uma serie de duvidas sobre o lipedema necessitam de serem esclarecidas devido as grandes confusões feitas nas redes sociais.

Lipedema  tratamento- método Godoy

Primeiramente uma serie de duvidas sobre o lipedema necessitam de serem esclarecidas devido as grandes confusões feitas nas redes sociais.

1-O que é lipedema ?

R: É uma condição comum de um aspecto físico familiar.

2-Qual é a característica física das pessoas com lipedema ?

R:  Nas pessoas com lipedema ocorre uma distribuição atípica do tecido gorduroso com maior redistribuição nas extremidades levando a pernas e braços mais “grossos”. Pode envolver toda perna ou apenas coxa, glúteo e nos braços, conforme ilustra imagem abaixo.   

3-As pessoas com lipedema podem ter algum problema de saúde referente ao lipedema?  

R: As pessoas com lipedema podem desenvolver duas alterações fisiopatológicas bem definidas que é uma linfostase regional causando edema e as vezes dor, mas que não é grave. Outra possibilidade rara é a necrose de tecido gorduroso.

4-Como é feito o tratamento da linfostase ?

R: Utilizando de técnicas de drenagem linfática que mobilizam macromoléculas como a terapia linfática manual ou mecânica (RAGodoy). Essas técnicas fazem parte do método Godoy e que permitem o tratamento dessas alterações. Essas técnicas levam a redução dos sintomas e da perimetria do membro.

5- O tratamento reduz a perimetria?

R: O tratamento reduz o aumento da perimetria causado pelo edema, porém a perna continua mais larga conforme seu padrão constitucional. O que sobra é apenas o tecido gorduroso e não o edema e não tem terapia física que reduz gordura.

6-É importante o tratamento desses pacientes? Quando tratar o lipedema ?

R: O tratamento é indicado apenas quando há linfostase e caso não ocorra a linfostase não há doença, portanto não há o que tratar. O que se vê num membro com lipedema é sua característica de “pernas mais grossas”.  

7- A massagem redutora pode ser indicada no lipedema?

R: Não, pois não é uma forma de tratamento e pode levar a uma flacidez importante com o tempo e de forma irreversível.

8-Qual o maior agravante do lipedema ?

R: Não há dúvidas de que é a obesidade. Na obesidade ocorre o aumento do número e tamanho das células de gordura. Observamos pacientes obesas com lipedema relatadas nas redes sociais onde colocam que o problema é o lipedema. Essa avaliação é muito equivocada e ruim para esses pacientes porque tiram o foco do real problema que é a obesidade e transferem para o lipedema podendo desvirtuar todo tratamento correto.

9-Qual é o conselho dado as pessoas com lipedema ?

R: Não ganhar peso e procurar tratamento correto quando tiverem sintomas e onde à dor é a principal queixa.

10-Quais são outros cuidados no tratamento do lipedema sintomático?

R: Fazer o diagnóstico diferencial de outras causas de edema e nesse caso o edema cíclico idiopático que é algo que deve ser alertado a essas pacientes. Cerca de 10% das mulheres com linfedema na Clínica Godoy foram identificados essa alteração e não realizado o tratamento correto  desse tipo de edema associado é quase impossível o sucesso do resultado nessas pacientes.

 

Prof. Dr. Jose Maria Pereira de Godoy  CRM:50739

Profa. Dra. Maria de Fátima Guerreiro Godoy CREFITO: 1778