Linfedema: método Godoy O método Godoy é uma associação de terapias desenvolvidas e aperfeiçoadas por Godoy & Godoy e que podem ser utilizadas de forma isolada ou associada.

Linfedema: método Godoy

O método Godoy foi desenvolvido no Brasil, completando seus 20 anos, pelo Prof. Dr. Jose Maria Pereira de Godoy e Profa. Dra. Maria de Fatima Guerreiro Godoy e conhecido como Godoy &  Godoy e que tem como  objetivo a normalização ou quase normalização de todos os tipos de linfedema inclusive a elefantíase. O método Godoy é uma associação de terapias desenvolvidas e aperfeiçoadas por Godoy & Godoy e que podem ser utilizadas de forma isolada ou associada. Para cada paciente é estabelecido o diagnóstico e a causa do linfedema ou da elefantíase. Além disso é realizado o diagnóstico diferencial de outras causas de edema para que se tenha uma abordagem completa dos edemas.  Vale a pena ressaltar que a elefantíase é o estágio clínico III do linfedema e não a causa.

As principais técnicas de tratamento do linfedema desenvolvidas por Godoy & Godoy como a terapia linfática manual (drenagem linfática manual), terapia linfática mecânica (drenagem linfática mecânica) terapia linfática cervical (estimulo cervical) e mecanismos de contenção. Destacam-se as meias e braçadeiras de gorgurão constitui nas principais formas de compressão do método Godoy. Contudo, as meias elásticas e bandagens fazem parte do tratamento e são fundamentais para ampliar as possibilidades terapêuticas.

Em todos os estágios clínicos é obrigatória a utilização de técnicas eficazes comprovadas cientificamente que mobilizam macromoléculas de forma terapêutica como, por exemplo, a terapia linfática manual método Godoy e a terapia linfática mecânica (RAGodoy®). Para manutenção dos resultados é estabelecido para cada paciente as melhoras opções de terapias.

O método Godoy está sendo utilizado em vários países do mundo e nesses anos Godoy & Godoy buscam divulgar essa evolução terapêutica em todo mundo. A escola Godoy & Godoy está aberta a levar seus conhecimentos a todos interessados em oferecer a seus pacientes essa evolução terapêutica onde se propõe a normalização ou quase normalização do edema.