Criadores da Técnica Godoy O Método Godoy surgiu ao longo do tempo com o desenvolvimento de novos conceitos e técnicas para tratar o linfedema.

  • Prof. Dr. Jose Maria Pereira de Godoy

    Prof. Dr. Jose Maria Pereira de Godoy

    Angiologia e Cirurgia Vascular. Livre Docente do Departamento de Cardiologia e Cirurgia Vascular da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/SP - Brasil
    Diretor Geral da Clínica Godoy - Brasil
    Contato: godoyjmp@gmail.com

    Médico angiologista e cirurgião vascular formado pela faculdade de Medicina de São José do Rio Preto em 1984. No seu mestrado, pesquisou a área de hipercoagulabilidade avaliando os anticorpos anticardiolipina na trombose venosa e, em seu doutorado, desenvolveu um filtro de veia cava. Na livre docência, defendeu os novos conceitos no tratamento do linfedema.

    O interesse pela linfologia surgiu na necessidade de tratar pacientes no Hospital de Base da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, centro regional de refêrencia médica. Entretanto, as doenças linfáticas são negligenciadas no Brasil e no mundo trazendo dificuldades na condução destes pacientes. Porém, foram esses desafios que nos motivaram a procurar conhecimento sobre o assunto no país e no mundo. Durante essa busca, minha esposa Maria de Fátima, terapeuta ocupacional, teve uma importante ideia em utilizar roletes como forma de facilitar a drenagem linfática manual durante uma aula que estávamos assistindo da Judith Casley Smith. Esse insight nos levou a aperfeiçoar e desenvolver um novo conceito de movimentos de drenagem linfática e uma nova técnica de terapia linfática. Um outro insigth a levou a identificar o estímulo cervical como uma nova forma isolada de estimular o sistema linfático e tratar o linfedema.

    Ao longo desses anos outras dificuldades e desafios foram surgindo e nos levaram a desenvolver novos produtivos como: mecanismo de contenção, aparelho de drenagem linfática e aparelhos para exercícios linfomiocinéticos. Dez livros e dezenas de artigos foram publicados sobre o tratamento do linfedema.

  • Profa. Dra. Maria de Fátima Guerreiro Godoy

    Profa. Dra. Maria de Fátima Guerreiro Godoy

    Terapeuta Ocupacional, Profa. da Pós Graduação da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/SP - Brasil
    Coordenadora da Clínica Godoy - São José do Rio Preto/SP - Brasil
    Contato: mfggodoy@gmail.com

    É terapeuta ocupacional, professora de pós-graduação na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/SP e diretora operacional da Clinica Godoy.

    Graduada em 1984 pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP, mestre pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, estudou na área de Criatividade e Idoso. Iniciou seu trabalho no tratamento do linfedema em 1996 fazendo cursos no Brasil e em outros países. Em um desses cursos ocorreu um insight sobre o uso de roletes como mecanismo facilitador da drenagem linfática manual e, a partir disso, passou a se dedicar ao tratamento e a pesquisa do linfedema.

    Realizou seu doutorado na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/SP com estudos sobre a atividades de vida diária transformadas em atividades linfomiocinéticas para tratamento do linfedema pós-câncer de mama. No pós-doutorado (FAMERP) desenvolveu sua linha de pesquisa com desenvolvimento e avaliação de dispositivo para exercícios linfomiocinéticos para tratamento do linfedema pós-câncer de mama. É autora de oito livros e de dezenas de artigos publicados na área do tratamento do linfedema.