Pré e pós-operatório Método Godoy na dermatofuncional: dor, fibrose, edema e hematoma. O primeiro aspecto a ser definido no Método Godoy são os principais objetivos dessa intervenção e quando ela pode ser feita.

Pré e pós-operatório Método Godoy na dermatofuncional: dor, fibrose, edema e hematoma.

O pré e pós-operatório fazem parte de procedimentos médicos que pode envolver uma equipe multidisciplinar, porém é de responsabilidade médica, pois envolve o resultado final do procedimento por ele realizado. Portanto, essa equipe deve estar qualificada para tal procedimento.

O primeiro aspecto a ser definido no Método Godoy são os principais objetivos dessa intervenção e quando ela pode ser feita.

Objetivos propostos pelo Método Godoy:

 1- Reduzir o tempo de recuperação desse paciente;

2-Melhorar as condições de pele quando indicado no pré-operatório;

3- Reduzir sinais e sintomas do processo fisiopatológico da intervenção.

Esses três itens constituem nos principais objetivos dos procedimentos do Método Godoy, porém é fundamental definir em cada um dos itens o que fazer e quando realizar. 

No pré-operatório utilizando o Método Godoy os pacientes com a presença de fibrose de pele podem ter sua fibrose reduzida totalmente ou parcialmente colocando-o em melhores condições para tal procedimento cirúrgico. Destacam-se as microcirurgias linfáticas, lipoaspiração, cirurgias de varizes CEAP C4 e C5 e outras. Entretanto, a técnica empregada deve ter base cientifica, pois faz parte de um procedimento medico.

O Método Godoy sugere que pacientes que se submeterão a cirurgias e que podem causar lesões do sistema linfático a realização de uma avaliação clínica para estabelecer os parâmetros pré-operatórios para ter dados durante seu acompanhamento. Destacam-se as cirurgias de câncer de mama e ginecológicas e outras que envolva o esvaziamento linfonodal.

No pós-operatório com o Método Godoy os principais sinais e sintomas a serem tratados:

1-Dor

2-Edema

3-Hematoma

Em síntese, essa é a meta da intervenção do profissional que vai dar sequencia ao procedimento medico cirúrgico. Portanto, observa-se que é uma continuidade na recuperação do paciente. A indicação deve ser precisa e com profissionais habilitados para essa conduta terapêutica. O próprio médico deve conhecer essa abordagem porque é de sua responsabilidade e saber se o que está indicando tem base cientifica. 

A principal intervenção do Método Godoy é a Terapia linfática Manual e a Terapia Linfática Cervical com técnica adequada e adaptada à fisiopatologia de cada procedimento. Alerta-se que caso não seja adaptada pode ser mais lesiva do que benéfica ao paciente.

A Terapia linfática manual (Método Godoy) permite reduzir a dor, o edema e o hematoma. Quanto à fibrose no pré-operatório essa terapia atinge esse objetivo. No pós-operatório usando corretamente o Método Godoy não há fibrose, porém é fundamental identificar em que momento será mais indicada em cada tipo de procedimento cirúrgico. Nunca enfatizar o aspecto da fibrose, caso ocorra, ela deve ser abordada no momento mais adequado e não constitui em nenhum problema a ser abordado.

Alerta-se que a fibrose não ocorrera usando o Método Godoy corretamente e quando um paciente apresenta fibrose em cirurgias realizadas há algum tempo a fibrose pode ser tratada com emprego do método. Portanto, o objetivo do pós-operatório é voltado a dor, edema e ao hematoma. A interferência nesses aspetos reduz o processo inflamatório.

Hoje importantes centros de medicina estética no mundo criaram um setor de pré e pós-operatório utilizando o Método Godoy que atinge esses objetivos propostos onde profissionais que trabalham com a dermatofuncional são indicados.