Lipedema é uma doença? O lipedema constitui num aspecto físico de varias famílias, sendo mais frequente nas mulheres.

Lipedema é uma doença?

Resolvi falar sobre esse tema porque há um questionamento muito grande nas redes sociais que nem sempre fazem uma abordagem correta e científica sobre o assunto. Dessa forma as pessoas com essa característica física ficam confusas e não sabem o que fazer.

O lipedema constitui num aspecto físico de varias famílias, sendo mais frequente nas mulheres, portanto sugere uma característica genética onde cerca de 10% das mulheres são portadoras desse aspecto físico. Nele há uma redistribuição maior de tecido gorduroso nas extremidades levando ao aspecto físico de um braço e perna mais “grossa”. A Organização Mundial da Saúde (OMS) não considera o lipedema uma doença.

Pessoas com lipedema tem uma predisposição maior em desenvolver uma linfostase regional, fato que pode levar ao edema e dor localizado. Assim como outras características físicas tem uma maior predisposição a desenvolver alguma forma de  doença. Nesse caso, a terapia linfática é praticamente o único tratamento a ser empregado e reduz o edema, a dor e a perimetria do membro. Entretanto, quando a linfostase não esta presente não há indicação dessa terapia porque constitui em apenas uma característica física e o que se tem é apenas tecido gorduroso. Portanto, não há uma doença e não há o que tratar.

Esses pacientes quando obesos tem um grande problema que é a obesidade e não o lipedema, portanto devem ter como principal forma de tratamento a obesidade. Esse aspecto é muito distorcido nas redes sociais que relatam que o grande problema é a o lipedema negligenciando a obesidade. Tal fato é muito ruim para os pacientes porque deixam de tratar de forma correta o seu problema.

Na linfostase ocorre um acumulo de macromoléculas no espaço intersticial semelhante ao que ocorre no linfedema. É possível detectar alterações da microcirculação linfática como, por exemplo, os microaneurisma. Essa linfostase envolve mais a microcirculação linfática, portanto o lipedema poderia ser classificado como uma causa predisponente de linfedema da microcirculação.

Alerta-se que nem todo portador de lipedema desenvolve a linfostase, porém sabe-se que o pior agravante do lipedema é a obesidade.