Drenagem linfática mecânica: RAGodoy®- Método Godoy O RAGodoy® traz um novo conceito de drenagem linfática mecânica e que utiliza de conceitos fisiológicos no estimulo da drenagem linfática e venosa.

Drenagem linfática mecânica: RAGodoy®- Método Godoy

O RAGodoy® traz um novo conceito de drenagem linfática mecânica e que utiliza de conceitos fisiológicos no estimulo da drenagem linfática e venosa.              Fisiologicamente um dos mecanismos que estimula a drenagem venosa e linfática é a compressão externa dos vasos que denominamos de pressão vis a latere. Esse é um dos principais mecanismos fisiológico utilizados pelo nosso organismo para que ela possa vencer a pressão gravitacional enquanto estamos de pé.

 O RAGodoy® foi desenvolvido segundo esse conceito e adaptado ao tratamento do linfedema e prevenção da trombose venosa profunda em pacientes que estão em repouso. Utiliza-se de forma passiva do trabalho muscular (pressão vis a latere) dos principais grupos musculares envolvidos em cada região. Dessa forma foi desenvolvido e adaptado um aparelho para os membros inferiores e superiores.

Vários estudos foram desenvolvidos avaliando qual seria a melhor maneira de reduzir o edema em um membro. Em relação aos membros inferiores foi realizado um estudo comparando o paciente apenas deitado por uma hora sem realizar nenhum movimento e outro fazendo dorsoflexão plantar (ativo), posição também deitada, em torno de 25 movimentos por minuto como realizado pelo RAGodoy®. Os resultados mostraram que apenas o repouso reduziu mais o edema do que quando realizado os exercícios ativos. Entretanto, quando comparou os exercícios passivo realizado pelo RAGodoy® houve uma perda maior do volume do edema comparado com o repouso.

Estudos avaliados pela linfocintilografia mostram que o RAGodoy® estimula tanto a formação como na drenagem da linfa. Dessa forma, o dispositivo RAGodoy® se mostrou eficaz tanto pela avalição clínica imediata durante o exame de linfocintilografia como na redução do linfedema.

Estudo comparando a terapia física complexa com o RAGodoy® apresentado no 41 st European Society of Lymphology ( ESL) 2015 por Domingo P, et al, mostrou que com o RAGodoy® foi superior os resultados, reduzindo 53,77% comparado com 29,22% da terapia física complexa.

Tenha acesso a vídeos ilustrando o RAGodoy® e os estudos citados:

http://drenagemlinfatica.com.br/drenagem-linfatica/terapia-linfatica-mecanica