Drenagem linfática Escola Godoy É preciso conhecer a fisiopatologia do linfedema.

Drenagem linfática Escola Godoy

A escola Godoy de drenagem linfática foi desenvolvida pelo médico angiologista e cirurgião vascular Professor Livre Docente Doutor Jose Maria Pereira de Godoy e Terapeuta Ocupacional Professora Doutora Maria de Fátima Guerreiro Godoy. Eles são professores da Pós Graduação Strictu  sensu da Faculdade de Medicina de São Jose do Rio Preto-FAMERP e da Clínica Godoy e criadores do Método Godoy de tratamento do linfedema.

A primeira publicação desse novo conceito de drenagem linfática foi em 1997, portanto completando 20 anos da primeira publicação. Essa técnica é baseada em conceitos científicos modernos e pode ser reproduzida em modelos in vitro, in vivo e clinico. Ela mudou os conceitos mundiais existentes e passa a oferecer uma nova proposta terapêutica baseada em conceitos médicos atuais.   

Para que possa compreender melhor o novo método é preciso conhecer a fisiopatologia do linfedema. Ele é definido como uma condição clinica que leva ao acumulo de macromoléculas no espaço intersticial e esse a retenção de líquidos. A causa é a falha do sistema linfático na formação e drenagem da linfa. A consequência é a formação de um tipo especifico de edema que é denominado de linfedema.

O conceito medico de tratamento de uma doença ou condição clínica envolve a interferência na fisiopatologia com o objetivo de reverter para as condições de normalidade. Dessa forma, o método Godoy de drenagem linfática foi baseado no conceito medico de terapia e que propõe a redução de forma significativa do edema em várias situações de pesquisa. Ela reduz de forma significante o edema .

Leia esse artigo que falha sobre a evolução da técnica de terapia linfática manual nesses 20 anos

Acesse o site.

Site da escola:  www.clinicgodoy.com.